top of page

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

INVESTIGAÇÃO EMPRESARIAL 

 

A investigação empresarial é amplamente utilizada por detetives quando há suspeita de uso de má fé para benefício próprio em uma empresa, seja ela praticada por um funcionário, sócio, concorrente ou até mesmo cliente. Tais problemas podem ser mascarados por um bom tempo e levar à interrupção do crescimento e até mesmo prejuízos financeiros na entidade. No entanto, os serviços oferecidos por uma agência de detetives particulares pode ajudar o empreendedor a descobrir os desvios e fraudes a tempo, e interromper os esquemas montados antes da derrocada da empresa.

Para descobrir desvios de conduta e atos ilícitos praticados contra uma empresa, o investigador particular utiliza diversas ferramentas e técnicas para monitorar e acompanhar os funcionários e também os papéis burocráticos da empresa. Após a investigação, o detetive fornece ao cliente um relatório sobre o caso e as provas obtidas, que podem ser utilizadas em casos de ações judiciais decorrentes do problema.

 

COMO É FEITA A INVESTIGAÇÃO EMPRESARIAL?

 

Através dos mais modernos métodos de investigação, o detetive particular pode colher provas e acompanhar o envolvimento de funcionários em atos ilícitos. Entre as técnicas geralmente empregadas estão:

  • Monitoramento de canais de comunicação da empresa – tanto interna como externamente;

  • Gravações de áudio e vídeo – com câmeras de segurança e também equipamentos escondidos;

  • Relatórios – elaborados pelo detetive com base em suas observações e provas;

  • Fotografias.

 

Além disso, o detetive pode também utilizar disfarces, como por exemplo, passando por um novo colaborador da empresa. Dessa forma ele consegue acesso às dependências da empresa sem despertar suspeitas, conversar com funcionários e até mesmo oferecer subornos, que podem comprovar o envolvimento do colaborador em atos proibidos.

 

QUANDO UTILIZAR O SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO EMPRESARIAL?

 

A contratação do serviço de detetive particular é recomendada quando há suspeita de atos ilícitos que podem interromper o crescimento de uma empresa e até mesmo comprometê-la perante as autoridades. Diversos casos podem envolver a investigação empresarial e alguns podem ser enquadrados até mesmo como crimes e os responsáveis serem penalizados legalmente. Alguns problemas comuns no ramo empresarial são:

  • Concorrência desleal: quando algum concorrente pratica atos ilícitos para obter melhores resultados e denegrir o balanço da outra empresa;

  • Má índole de funcionários: colaboradores não leais à empresa podem até mesmo levá-la à falência, aceitando subornos de outros grupos ou prejudicando o resultado da companhia propositalmente;

  • Desvios de verba e/ou material: podem ser praticados por diversos funcionários, tanto dentro da empresa ou quando o produto está em transporte. Além do prejuízo financeiro, tal ato pode abalar também a credibilidade da empresa perante seus clientes;

  • Roubo de informações: além de prejudicar a empresa em si, pode se tornar um grande problema quando a empresa opera informações sigilosas, uma vez que a mesma pode ser penalizada caso alguns dados vazem de suas plataformas.

Outro serviço muito procurado por empresas é o de contra-espionagem, que consiste em monitorar a concorrência procurando indícios de espionagem externa. Caso o empreendedor suspeite que sua empresa está sendo vítima de espionagem ou tentativas de sabotagem, o detetive pode descobrir a verdade e assim evitar prejuízos causados por funcionários, clientes ou concorrentes.

bottom of page